segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Ciclo III - Falência

Eu, aqui, hoje, declaro a minha falência de espírito. Declaro ao mundo, ao mesmo tempo admitindo, que uma depressão tomou conta de minhas veias. E admito, porque cansei de negar. Já não vale mais a pena negar a procrastinação e o arrastar de pés. Negar o naufrágio e a ausência da âncora, que me deixou à deriva por tanto tempo. Não vale mais a pena negar a fraqueza e o descontrole. Negar que entrei em uma casa sem chão. Negar que, involuntariamente, afastei todos, sem encontrar energias para recuperar o caminho perdido.

Antes eu tinha a desconfiança de que tinha me perdido no meio do caminho. Agora tenho a certeza de que ainda estou no mesmo lugar. Apenas parei. O mundo seguiu adiante, e esqueceu de me levar na rotação. Esqueci-me de evoluir, transfigurar-me no homem do futuro. Minhas vidências tornaram-se turvas. Meu tempo, sem expectativas. Acostumei-me a perder. O legado, pouco a pouco, se desconstruiu, e eu apenas observava, como se estivesse assistindo da platéia a queda de um personagem. Os papéis, se perdendo; os amigos, se distanciando; o amor, atingindo o seu ápice de descrença.



É duro despir-se do orgulho e confessar ao papel a vergonhosa decadência. Mas entrego-me ao conselho de que o primeiro passo é a aceitação. Constrangido, ferido, e exausto, venho eu colocar meu pé direito na trilha da recuperação. Não aceito mais ser movido por inércia. Quero voltar a ver o mundo girar como antes. Quero sorrir ao sentir o calor do sol. Quero vibrar com o contato humano. Não creio estar pedindo demais. No fundo, peço apenas para voltar a ser como antes.

Na saída, fecho a minha alma para manutenção. Dou uma boa varrida, e jogo fora a poeira. Cato os cacos, e pacientemente, tento colá-los. Não dá pra mentir, alguns se foram para sempre. Doei essas partes de mim ao tempo. Mas as que sobraram, cabe a mim reconstruí-las a partir da essência. Essa resistiu bravamente, mesmo após tantos e tantos baques, e, alguém já me garantiu, ainda está intacta para o reinício da escrita.





Nenhum comentário:

Postar um comentário