sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Ciclo I - Conflitos

Darwin, citosol, criptógamas, agádoisó...as vezes vem o desejo de jogar tudo isso pro alto. Esquecer o consciente, e deixar falar apenas a alma. Parar de pensar em processos, e focar em personagens. Mas o que fazer com o futuro quando se é possível a construção de uma sina na Ciência, mas a indiferença em relação a ela é diretamente proporcional? É contraditório você respirar ciência a maior parte do dia, mas ao mesmo tempo não se importar nem um pouco com o neurotransmissor que o botão terminal libera para gerar a contração muscular? É desesperador quando você escreve textos e poesias enquanto deveria estar a ouvir o mestre descrever a produção de corpos cetômicos? Sim, é contraditório. Mas não desesperador. Dizem por aí tanto sábios quanto amadores, em outras palavras, que a vida em si é uma contradição, com bifurcações em todo o tempo. Hoje eu tenho dúvidas. Amanhã terei certezas. Ou talvez no dia seguinte.


Então o que escrevo vale para hoje (ou não): eu não me sinto um cara da Ciência. Eu não orgulho quando alguém fala "em nome da ciência"; indiferença é a voz mais alta. Admiro as grandes mentes que dedicam sua vida à mãe-natureza, mas sei que elas devem ter orgulho de si mesmas. O que eu sentiria se eu descobrisse uma nova espécie de cianobactérias? Acho que não a tão buscada realização pessoal. Não culpo a Ciência, mas a mim. Só acho pessoas mais interessantes. Não nossos eritrócitos, mas sim nossos vicios, nossas virtudes, nossos erros, nossas almas. Complexidade é fascinante. Aquele vizinho aposentado da porta da frente que ninguém visita pode ser no íntimo, um exímio poeta. Einstein podia ser um ótimo cantor, usando o chuveiro como prática. Ou não. Talvez ele tivesse nascido para a ciência mesmo! Será que eu nasci? Ciência, devo te amar ou te largar? Admito que muitas vezes penso na segunda opção, mas terei eu senso para perceber que estou errado? Ou coragem para defender minha tese e te largar de vez?

2 comentários:

  1. Este, sem dúvida, foi o texto mais claro que você já postou. É aquilo, aquela história clichê do "o coração é quem manda"
    Amei a frase: "Hoje eu tenho dúvidas. Amanhã terei certezas. Ou talvez no dia seguinte."
    Tudo se encaixou de uma forma tão legal, o título, a imagem, as ideias. Parabéns, chu ^^

    ResponderExcluir
  2. Conflitos... Já gostei desde o título, uma vez que na vida volta e meia as pessoas se vêm diante de conflitos. E as dúvidas são algo recorrente na vida moderna.
    Puxa, acho que vivo isso tudo... conflitos, duvidas... Hum, isso faz parte da vida!!!
    Massa!!! Parabéns...

    ResponderExcluir